8 de setembro de 2013

Corroendo por dentro


http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-09-08/nao-e-preciso-estar-dentro-da-escola-para-aprender-diz-educador-portugues.html

Alguns Trechos importantes

"A inspiração da Escola da Ponte levará à criação de estrutura mais ambiciosa no Brasil nos próximos meses. Segundo José Pacheco, idealizador do colégio português, no dia 23 setembro, a primeira Comunidade de Aprendizagem do Brasil será lançada. A experiência começará pela cidade de Cotia (SP), onde funciona o Projeto Âncora, já inspirado no modelo português"

"Eles vão criar vizinhança e comunidade de fato. Queremos que essa experiência se transforme em um fórum para ser partilhada com outras comunidades”, afirma. Com isso, outros dois projetos serão lançados juntos: uma plataforma digital de aprendizagem e comunicação e um projeto de transformação vivencial."

“É preciso fazer algo diferente, insistir no que está errado é sinal de louciura. Mas alguns já tomaram consciência disso e, por isso, nos procuram pedindo ajuda. Há pessoas ligadas ao poder público que já percebem que há outros e melhores modos de fazer educação"

"O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, por exemplo, sempre que pode, repete o bordão de que a escola atual segue as mesmas regras do século 19, atendendo a jovens do século 21 e com professores do século 20. Ideia que Pacheco também defende. Mercadante prometeu apresentar propostas para transformar o ensino médio, mas não as divulgou ainda."

Comentários

O que aqui é apresentado como inovação já vou tentado e testado pelos construtivistas sem resultados que realmente importam, quando você não ensina o básico não pode ter a pretensão de cobrar no futuro que as pessoas tenham discernimento politico e venham colaborar com a sociedade de forma positiva, o que temos aqui é mais uma tentativa de aparelhamento e mais um laboratório social usando como cobaias os que menos podem se defender : as crianças e os jovens, Gramsci dá pulos no tumulo com estes contos da carochinha, nem ele pensava que as lições que ele deixou a quase 70 anos seriam postas em prática com tanto sucesso e quase sem questionamentos. Vamos incentivar afinal de contas numa escola sem currículo podemos ensinar ou direcionar o que quisermos não é mesmo, como diz José Pacheco para que insistir no errado se temos a solução para tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário